Farsas & Sofrências

O Grupo Teca Teatro chega ao Teatro Cambará da Casa Rosa para nova temporada do espetáculo “Farsas & Sofrências – Duas Comédias de Martins Pena”, nos domingos de 6 de agosto a 3 de setembro, às 19h.

Com estreia em abril de 2023, o espetáculo reúne duas peças teatrais na mesma sessão: “O caixeiro da taverna” e “As sofrências de uma criança”, ambas escritas no Rio de Janeiro do século XIX pelo dramaturgo Martins Pena. As comédias de costumes retratam com leveza questões do Brasil de outrora que ainda se fazem relevantes quase 200 anos depois.

A direção de Marconi Arap coloca o trabalho de ator no centro das atenções, com cenário e iluminação minimamente funcionais. “Está é uma montagem de ator! Quanto mais os atores se divertirem em cena, mais o público se conecta com o espetáculo”, conta ele.

Em cena, nomes conhecidos do público baiano, como Daniel Calibam, Luciana Comin e Andrea Souza, dialogam com novos talentos, como Mano Leone, Caio Galvão e Lúrian Sodré. O elenco conta ainda com Klaus Hastenreiter, Myrian Galvão, Camilo Fróes, Cecília Vasconcelos, o jovem Rafael França de apenas 12 anos e participação especial do músico Adriano Bugalho.

Em “O caixeiro da taverna”, o português Manoel – o caixeiro do título – pretende casar-se com a viúva do seu patrão falecido para assumir o controle do negócio. O único problema é que Manoel já é casado! Já em “As sofrências de uma criança” (o título original é “As desgraças de uma criança”), todos querem ir à missa do galo ou namorar, mas ninguém quer cuidar da criança, numa trama de ciúmes, negligência e confusões.

As primeiras apresentações no Teatro Sesi Rio Vermelho e Teatro Gregório de Mattos foram sucesso de público, num retrato bem-humorado de um Brasil de outro tempo, mas que ainda se conecta com sofrências bastante contemporâneas.

“Farsas & Sofrências – Duas Comédias de Martins Pena”
Grupo Teca Teatro
Quando:
6, 13 e 27 de agosto, 19h
20 de agosto, 16h30
3 de setembro, 19h
É terminantemente proibida entrada após o início da sessão
Onde: Teatro Cambará – Casa Rosa (Praça Colombo, 106 – Rio Vermelho – Salvador, Bahia)
Quanto: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Vendas antecipadas pela Sympla: https://linktr.ee/casarosasalvador
Classificação indicativa: Livre

MEIA-ENTRADA
A Casa Rosa cumpre a Lei Federal 12.933 de 29/12/2013, que dispõe sobre o benefício do pagamento de meia-entrada.

>> A concessão da meia-entrada é assegurada em 40% do total dos ingressos disponíveis para cada evento
>> A comprovação do benefício de meia-entrada é obrigatória, através de documentos específicos, regulamentados e insubstituíveis
>> A comprovação deverá ser feita no momento de entrada no dia do evento
>> Quem adquiriu meia-entrada e não tiver a comprovação devida deverá fazer a complementação do valor para inteira para ter acesso ao evento; isto poderá ser feito no dia do evento, na bilheteria do local

Os públicos beneficiados são:

  • Estudantes: apresentar a Carteira de Identificação Estudantil (CIE)
  • Idosos maiores de 60 anos: apresentar documento de identificação oficial com foto
  • Pessoas com deficiência: apresentar Cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da pessoa com deficiência ou documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos, junto com documento de identificação oficial com foto
  • Jovens de baixa renda (pessoas com idade entre 15 e 29 anos que pertencem a família com renda mensal de até dois salários mínimos, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CADÚNICO): apresentar Carteira de Identidade Jovem emitida pela Secretaria Nacional de Juventude, junto com documento de identificação oficial com foto