A Casa Rosa

A Casa Rosa foi concebida como um ambiente plural para a cidade de Salvador. O imóvel foi adaptado para abrigar atividades artísticas e culturais de variadas linguagens e origens, como apresentações de música, dança, teatro e circo, eventos de design, gastronomia e demais manifestações da economia criativa, destacadas ou integradas. A curadoria volta-se para uma produção contemporânea de qualidade artística, técnica e estética, com especial atenção para os grupos e artistas locais. A Casa Rosa é um espaço para livre criação e transmissão de conteúdo criativo, incentivando sempre o debate de temas como: diversidade, acessibilidade, responsabilidade socioambiental e desenvolvimento igualitário.

Histórico

O imóvel que hoje abriga a Casa Rosa já foi chamado de Casa Branca e de Palacete Rosa. Foi construído na primeira metade do século XX por Arthur Palácio para realização de saraus. Depois de alguns anos funcionando como residência, o imóvel passou por um processo de reforma, concluída em 2019, que garantiu a preservação de suas características originais e adicionou o que há de mais contemporâneo nas tecnologias cênicas nos seus ambientes internos. Assim, o espaço retomou sua missão de abrigar arte e cultura. A Casa Rosa é patrimônio da Bahia e está em área de proteção rigorosa do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado (IPAC).

Galeria de fotos

Infraestrutura

Com dois espaços formais de apresentação – Teatro Cambará e Pátio Viração –, a Casa Rosa possui também uma Galeria-Foyer e uma sala multiuso: a Sala Rosa e sua bela varanda com vista para a Praça Colombo. A Casa conta ainda com um Café-Bar, recepção, área administrativa, depósito, camarins e toda infraestrutura necessária para abrigar atividades artístico-culturais. Internamente, todos os ambientes são climatizados e têm tratamento acústico. Como pontos de destaque do projeto de requalificação, estão a versatilidade cênica, a possibilidade de integração entre ambientes e a polivalência de uso dos espaços. Essas características também propiciam condições para a realização de eventos corporativos, tais como lançamento de produtos e outras celebrações.

Acessibilidade

Outro aspecto de fundamental importância para a Casa Rosa é a acessibilidade, garantida para pessoas com deficiência através da rampa de acesso, do elevador de integração entre os três andares do imóvel e de banheiros e camarins adaptados. Encorajamos produtores, artistas e diretores a adotarem demais medidas de inclusão, como, por exemplo, a tradução em braile do seu material impresso e a presença de tradutores de Libras em suas atividades presenciais.

Associação Viração

A Casa Rosa é gerida pela Associação Viração, que foi fundada em 2019 e está voltada para a promoção, produção, circulação, criação, formação e divulgação das artes e da cultura, de uma forma geral.