Oficina Dança do Ventre de Fusão – Balkan Fusion

Com: Joline Andrade
Quando: 8 de junho (sábado), 9h às 12h
Quanto: R$ 85
Inscrições: Em www.jolineandrade.com/oficinas
Público-alvo: Dançarinos/as de nível intermediário/avançado em dança do ventre e/ou fusão

Sobre a oficina: Numa tentativa de acompanhar a liquidez das informações no mundo contemporâneo, a dança do ventre de fusão surge como proposta de hibridação de manifestações das mais variadas regiões do mundo, especialmente dos povos MENATH (Oriente Médio, Norte da África, Turquia e Grécia), e busca mesclar referências e matrizes de danças vernaculares, tradicionais e comerciais e transpô-las numa estética contemporânea atualizada. É uma linguagem que, tendo como referência a dança do ventre (Raqs Sharki), mescla conceitos e movimentos de danças como as danças flamencas, indianas e danças da cultura Hip Hop como o Locking e Popping, ou seja, danças de diferentes culturas e regiões do mundo, bem como o(a) yoga. É relativamente recente no mundo da dança (surgiu em torno da década de 1960, na Califórnia, durante os movimentos contraculturais do Woodstock), mas bebe na fonte de diversas culturas antigas e mistura tudo numa alquimia contemporânea.

A Oficina Balkan Fusion tem como inspiração o formato de Jamila Salimpour e estilização de Katarina Burda. Serão incorporados movimentos aterrados de quadril de alta energia em três combos curtos e divertidos inspirados na cultura Balkan (Leste Europeu).

Sobre Joline Andrade: Dançarina, coreógrafa, professora, produtora e pesquisadora na área da dança. É formada em licenciatura em Dança e no Curso de Dançarino Profissional pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em 2011, concluiu o curso de pós-graduação (especialização) em Estudos Contemporâneos sobre Dança nesta mesma universidade. Já ministrou diversos workshops em 18 dos 27 estados do Brasil. Participou de grandes eventos internacionais como dançarina e/ou professora em 13 diferentes países da Europa, Ásia e Américas do Norte, Central e Sul. Dentre os seus principais projetos, está o Curso de Formação em Fusion Bellydance, que já ocorreu em São Paulo (SP), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Caxias do Sul (RS) e também no formato online. É diretora do “EtnoTribes/Fusion Festival”, festival de dança e música de fusão contemporânea, como também do espetáculo “Dramofone”, ambos realizados em Salvador (BA).