“Diário de viagem”: oficina de escrita criativa com Sara Bertrand

Em agosto, a autora chilena Sara Bertrand desembarca em Salvador para uma série de atividades. Na programação, estão lançamentos de dois livros, curso de escrita e bate-papo com leitores na Flipelô – Festa Literária Internacional do Pelourinho. Natural de Santiago, a escritora já esteve uma vez na Bahia, na ocasião do lançamento do seu primeiro título publicado no Brasil, “A Mulher da Guarda”.

No país, além de “A Mulher da Guarda”, Sara já publicou “Patos e Lobos-Marinhos – Conversas sobre Literatura e Juventude”, ambos editados pela Solisluna Editora em parceria com o Selo Emília. Ela já recebeu importantes prêmios como o New Horizons/Bologna Ragazzi, da Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, na Itália; e o Selo Distinção da Cátedra de Leitura da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, dentre outros.

Nos dias 7 e 8 de agosto (segunda e terça), das 18h30 às 21h30, Sara Bertrand realiza a oficina de escrita criativa “Diário de viagem”, na Casa Rosa. Promovido pela Solisluna como parte das comemorações de 30 anos da editora, o curso é voltado para adultos, com objetivo de traduzir a observação do cotidiano em texto. “A proposta é olhar para a nossa vida cotidiana como algo extraordinário, diferente, e assim perceber o incomum no comum. Qualquer vida pode ser narrada. Em outras palavras: todos nós somos um romance a ser escrito e, para isso, só precisamos nos colocar à disposição”, destaca Sara.

Sobre Sara Bertrand – Vive e trabalha em Santiago, no Chile. Além de ‘A Memória do Bosque’ e ‘Lá Fora, os Fantasmas’, que serão lançados na Flipelô, a autora chilena já lançou pela Solisluna Editora/Selo Emília os livros ‘Patos e Lobos Marinhos’ e ‘A Mulher da Guarda’. Estudou história e jornalismo na Universidade Católica de Chile, onde ministrou o curso ‘Apreciação estética dos livros juvenis’. É facilitadora de oficinas do Laboratório Emília e escreve para os cadernos Emília, no Brasil, e Revista de La UNAM, no México. Em 2017, ganhou o New Horizons Bologna Ragazzi, com ‘A Mulher da Guarda’, que recebeu o Selo de Distinção da Cátedra UNESCO. Publicou na França, Colômbia, Equador, Bolívia, México, Venezuela e Espanha. Trabalhou em jornais, revistas e rádio.

Sobre a Solisluna – Criada em 1993, a Solisluna Design Editora realiza, há três décadas, projetos e ações que sensibilizam e levam à reflexão sobre diferentes realidades e modos de ver o mundo. Comprometida com a bibliodiversidade, tem se caracterizado por difundir livros de qualidade: prosa e poesia, romances, ensaios e estudos afro-brasileiros, publicações e catálogos institucionais, livros de arte e para as crianças e jovens. Neste ano de 2023, celebra três décadas de atuação no mercado editorial brasileiro, tendo participado de importantes feiras e eventos literários em diversos países. Na edição dos livros de Sara Bertrand, a Solisluna tem como parceiro o Selo Emília, do Instituto Emília, uma Organização da Sociedade Civil, que atua na promoção do livro e da leitura no Brasil.

“Diário de viagem”: oficina de escrita criativa com Sara Bertrand
Quando: 7 e 8 de agosto (segunda e terça), 18h30 às 21h30
Onde: Casa Rosa (Praça Colombo, 106 – Rio Vermelho – Salvador, Bahia)
Quanto: R$ 300 no Pix ou R$ 330 no cartão de crédito em até 3x sem juros
Inscrições em: https://airtable.com/shrJpfgnepHvDFXLe